Sistemas de monitoramento e gerenciamento de campo via satélite

Esses tipos de sistemas fornecem uma assistência inestimável para os agrônomos e, ao mesmo tempo, servem como a maior ameaça para as suas profissões. Esses sistemas podem medir remotamente todas as características fundamentais no campo e, ainda mais importante, fazem recomendações aos profissionais. Os agrônomos não consideram que eles sejam tão precisos quanto um especialista com conhecimento específico de agronomia, mas se você der uma olhada em uma imagem real, é evidente que o controle é maior, assim como a eficiência, e o custo é menor – tudo isso deixa pouco espaço para dúvidas da perspectiva do proprietário.

As empresas onde o Cropio está implementado, sendo que é o mais avançado da série de soluções, já estão sendo confrontadas com uma queda significativa de funcionários agrônomos. Os agrônomos modernos foram substituídos por funcionários que podem trabalhar eficazmente com esses sistemas de gerenciamento de campo. Resultando num crescimento de 10 a 30% na produtividade com menos despesas.

Os agrônomos, naturalmente, ainda mantêm um papel crucial em qualquer empresa agrícola ou fazenda, mas seu papel está mudando drasticamente. Com inúmeros sistemas tecnológicos novos e técnicas agrícolas de precisão, o processo se tornou mais padronizado e previsível. Hoje, o novo agrônomo é mais um operador de diferentes sistemas e tecnologias quando comparado com artesãos agrícolas tradicionais – aqueles que estão mais atrasados em relação à implementação de nova tecnologia serão deixados para trás tanto pela profissão como pelas empresas.