Por termos muita informação fragmentada sobre sistemas de monitoramento de safra via satélite (SCM), decidimos fazer uma revisão mais detalhada e comparar diferentes soluções sempre que possível.

Pegamos os serviços mais populares disponíveis no mundo inteiro e os comparamos com base na funcionalidade.

Executive summary

Setup and update

* depends on the purchased images

Uma desvantagem de todos os sistemas é a sua alta dependência por cobertura das nuvens; logo, não atribuímos a avaliação máxima de 10 pontos a nenhum dos sistemas. É necessário mencionar que vários sistemas estão usando muitos satélites – inclusive os capazes de transmitir micro-ondas. Esses satélites “combinados” diminuem as limitações que resultam da cobertura das nuvens e isso aumenta de forma significativa a frequência e a qualidade dos dados recebidos.

Maps

* depends on the purchased images

A resolução da imagem é um critério essencial de qualidade para as imagens de satélite. Todos os serviços oferecem uma grande variedade de resoluções. Algumas imagens estão incluídas no pacote de serviço básico, mas geralmente o usuário tem que pagar uma taxa adicional pelas imagens de alta resolução. Ao mesmo tempo, alguns serviços já incluem imagens de 15×15 metros de alta resolução em seu pacote de serviço básico; isso elimina procedimentos complicados de encomenda e torna o serviço mais intuitivo.

Fields

Todos os serviços incluem uma ferramenta de zoneamento muito eficiente baseada em diferentes critérios de zoneamento.

On field measures

** potato and beet

Atribuímos ao Cropio a maior pontuação (não máxima) devido a: a. variedade das medidas no campo; b. qualidade e profundidade dos dados; como: previsão do tempo para um campo individual, umidade do solo em diferentes profundidades, ponto de condensação da água, déficit N da quantidade de fertilizante necessário, etc. Cropio tem mais capacidades no campo e elas são medidas em unidades da vida real (kg, m3, cm).

Agronomist tools

** potato and beet

As ferramentas de agrônomo diferem fortemente quando comparadas com outros sistemas, tornando-as um pouco difíceis de comparar. Teoricamente, cada sistema tem dados suficientes ou quase suficientes para usar as ferramentas de agrônomo que listamos na nossa revisão, mas apenas um sistema incorpora instrumentos intuitivos para revisar tarefas.

Manager tools

*** available in additional product

Separamos as Ferramentas de Gerenciamento das Ferramentas de Agrônomo, pois nem todas são necessárias para os pequenos agricultores com apenas 20 ou 50 hectares. Embora essas funcionalidades valiosas sejam para empresas de médio e grande porte, a partir de agora elas podem ter uma melhor compreensão do valor da colheita a qualquer momento.

Additional tools

**** available at additional cost

Ferramentas adicionais são as ferramentas que não estão diretamente relacionadas com o monitoramento de safras, mas poderiam ser aplicáveis em outras áreas, como a diminuição do custo da análise do solo e a integração de outros sistemas.